segunda-feira, 12 de maio de 2008

PROJETO CASTANHOLA UM FRUTO QUE NINGUÉM QUER; A RIQUEZA QUE POUCOS CONHECEM





O Projeto Castanhola o fruto que ninguém quer; riqueza que poucos sabem tenta extrair/produzir a a partir do fruto comum em muitos municípios brasileiros e que se constitui na principal árvore de nossa escola algo aproveitável seja do ponto de vista de comésticos, como também alimentos e também relacionada a homeopatia, cujos estudos demonstram que o óleo da amêndoa da castanhola pode curar algumas doenças de ordem circulatória a exemplo da hemorróida. Pouco se sabe a respeito desse fruto que existe em tanta abundância no meio ambiente, o que podemos ter certeza é que não se trata de algo venenoso já que muitas pessoas provaram e continuam a utilizá-lo como alimento, seja comendo a própria polpa ou mesmo no consumo da amêndoa. Creio que o que dificulta o acesso a esse fruto é a falta de informação científica e o preconceito gerado em torno de lendas que o colocam na posição de “fruto proibido”, venenoso, que pode causar algumas doenças, como manchas no pulmão. O Projeto se caracteriza por buscar informação mais precisas, promover a socialização junto a nossa comunidade e demais interessados, construir site ou blog que trate das formas de utilização da castanhola, principalmente como alimento.
O Projeto está sendo coordenado pela Professora Socorro Lopes e monitorada pelos alunos Aldeci Nogueira e Victor Brilhante Costa, além de outros colaboradores

16 comentários :

Licho disse...

Parabéns pela pesquisa.

Sugiro que se continue trabalhando para combater o preconceito - publicar as devidas informações científicas no sentido de formar opinião em torno do assunto, já que é um fruto rico e abundante em nossa região.

o.gostodacor

Nie-San disse...

gostaria de saber como posso entrar em contato com vocês. sou aluno de gastronomia e espero começar um trabalho com a castanhola em breve. gostaria de conversar sobre achados e possibilidades. grato

Rainiere Henrique Rodrigues
niesan@gmail.com

ranger disse...

Eu já imaginava que essa planta tinha seus benefícios.Na infância comia a castanha do fruto seco,e lembra até um pouco o gosto da castanha-do pará.

jorge verçoza disse...

JORGE VERÇOZA PERGUNTA SE TEM ALGUM ANIMAL QUE COME ESSA FRUTA E QUAL
jorgevercoza@hotmail.com

Unknown disse...

Desde criança como esse fruto, sempre achei delicioso.

Unknown disse...

Uma delícia o fruto da castanhola, sempre como o coquinho que tem dentro do caroço e muito bom ...

Unknown disse...

Lógico quando criança provamos de quase tudo,tmb é o alimento do macaco prego grande benefício a Saúde

Unknown disse...

Fora alguns pássaros ja vi também morcegos frutíferos comendo os mesmo. Não lembro se o macaco come Mas vivem próximo também a essas árvores. Comi muitos anos na infância e nunca me fez mau.

Unknown disse...

Gostaria de saber quais os benefícios desse fruto

Unknown disse...

Provei o fruto e gostei,comia sempre esse fruto,e muito tempo depois a améndoa e adorei.

@Antonyhipolito disse...

A folha da castanhola é muito
ultilizada no aquarismo como fungicida e ajuda a combater diversas doenças em peixes de ambas especies

Anônimo disse...

A primeira vez que provei açaí, o sabor de referência foi o da castanhola. Mas faz alguns anos que não vejo uma árvore desse fruto, pois no meu estado as pessoas deixaram de usar devido a ser uma planta que atraia muitos percevejos. Mas tenho a curiosidade de bater com açúcar e congelar pra ver a semelhança.

Unknown disse...

Gostoso demais! Quando eu era criança saia subindo de árvore em árvore e comia a polpa e a semente. Hoje para matar saudade e já que estou em frente a uma praça com vários pés, peguei vários e comi.

Unknown disse...

Na minha infância comi muito esse fruto, eu adoro!

Unknown disse...

É um fruto da minha infância. Tinha um pé na frente de casa, Fortaleza-Ce. A amêndoa é uma delícia, a polpa não muito, mas comia muito.

Maria Alice disse...

Gostaria de saber as propriedades medicinal da amendoeira! Ou a sete copas.