quinta-feira, 23 de outubro de 2008

O QUE VOCÊ TEM A VER COM A CORRUPÇÃO? FIGUEIREDO CORREIA DEBATE COM SEUS ALUNOS

A Escola Figueiredo Correia realizou hoje, dia 23/10/2008, importante debate com seus alunos a respeito da Honestidade e Corrupção, buscando promover uma maior conscientização a respeito dos Temas e assim subsidiar os discentes na elaboração de trabalho dissertativo. Para dinamizar esse debate contamos com o apoio do jovem universitário Ribeiro Neto, que faz curso superior na área de ciência política, bem como do aluno Ricardo Cavalcante, que propõs projeto de Lei para o Parlamento Jovem que reivindica a criação do dia de luta em favor da ética/cidadania e contra a corrupção e que defendeu um projeto científico na Feira Regional de Ciências (Educação e Honestidade: Faces de uma Mesma Moeda) que também tratava dessa questão. O debate terá continuidade neste dia 28/10/2008, quando realizaremos Programa Especial na Rádio Comunitária, Palavra Jovem, sobre tema: O que você tem a ver com a corrupção?

NOSSA ESCOLA FOI DESTAQUE NA I FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIAS DA 11ª CREDE - JAGUARIBE


Muito nos orgulha as homenagens feitas a nossa Escola pela professora Elizabete Araújo, a coordenadora da nossa Crede, quando da abertura e encerramento dos trabalhos relativos a I Feira Regional de Ciências e agradecemos o reconhecimento e o apoio, de todos os que fazem a 11ª Crede, a nossa Instituição de Ensino, especialmente a Sandra, nossa superintendente. A nossa participação neste evento foi para lá de prazerosa, tudo saiu perfeito e só a título de informação, fomos uma das poucas escolas que levou projeto científico nas quatro categorias do Evento. Agradecemos ainda a determinação dos representantes da Escola Figueiredo Correia nesta Feira Regional do Conhecimento e tenham a certeza de que, pelo menos para nossa comunidade escolar, vocês são todos vencedores, pois conseguiram transpor obstáculos, superar desafios e chegar com muito brilho a culminância de um grande projeto idealizado por nossa Coordenadora da Crede. PARABÉNS primeiramente a professora Elizabete Araújo pela grande iniciativa e pelo evento de sucesso que idealizou/realizou e também PARABÉNS aos alunos e professores abaixo relacionados, especialmente a Professora Socorro Lopes e as alunas Jéssica Ferreira e Damiana Alves, primeiro lugar na categoria projeto científico da área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e o Professor Petronius Diógenes e seus alunos Raul Holanda e Crislene Bezerra, medalha de bronze na categoria projeto científico da área de Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Categoria - Ciências Humanas e suas Tecnologias:

Disciplina: Sociologia
Título do Trabalho Científico: Educação e Honestidade: Faces de uma mesma moeda
Alunos autores: Ricardo Cavalcante de Oliveira e Bruna Cristina de O. Ribeiro
Professor Orientador: Nilson Diógenes de Oliveira
Resultado da Participação na Feira Regional: Trabalho não Classificado para Feira de Ciências - Fase Estadual


Categoria - Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Disciplina: Química
Título do Trabalho Científico: Biocombustíveis: Promovendo, Produzindo, Preservando.
Alunos autores: Raul Holanda O. Magalhães de Crislene B. de Lima
Professor Orientador: Petronius Diógenes M. Ribeiro
Resultado da Participação na Feira Regional: 3º lugar (medalha de bronze) - não classificado para Feira de Ciências - Fase Estadual

Categoria - Linguagens e Códigos e suas Tecnologias
Disciplina: Língua Portuguesa
Título: Educação nas Ondas do Rádio
Alunos autores: Jéssica Ferreira de Oliveira e Damiana Alves Bruno
Professor Orientador: Maria do Socorro Lopes
Resultado da Participação na Feira Regional: 1º lugar (medalha de ouro) - Projeto Classificado para Feira de Ciêncas - Fase Estadual


Categoria - Ciências Ambientais

Disciplina: Educação Ambiental
Título: Atitude e Responsabilidade Ambiental (diga não a plasticomania e use sacola retornável)
Alunos autores: Jaqueline Aparecida da Silva e Layane
Professor Orientador: Vera Cristina Souza Chaves
Resultado da Participação na Feira Regional: Projeto não classificado para Feira de Ciências - Fase Estadual

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

TV JANGADEIRO, FILIADA DO SBT NO CEARÁ, VISITA NOSSA ESCOLA





A Escola Figueiredo Correia recebeu nesta terça-feira, 21/10/2008, uma importante visita da TV Jangadeiro, filiada do SBT no Ceará, que buscava explicações para tantas conquistas dos nossos alunos em Projetos e concursos literários diversos, como o Palavra Jovem, o Camara Mirim e o Parlamento Jovem. O Repórter Eri Meneses entrevistou na sala de aula a aluna Mallena Nogueira, que teve seu projeto do camara mirim 2007, que pedia o fim do pau-de-arara como transporte escolar, convertido em Lei pelo Deputado Federal Paulo Henrique Lustosa e que trará importantes consequências no Código Nacional de Transito e na própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação; o Eri Meneses se encantou com a simplicidade e transparência da garota que está hoje no 9º ano do Ensino Fundamental e ainda não viu a realidade do transporte escolar mudar; esse mesmo Repórter também entrevistou os participantes do Projeto Palavra Jovem, que esse ano foi convidado, sendo representado pela integrante Ana Glaice Bezerra da Silva, para participar do III Congresso Mundial de Enfrentamento a Violência Sexual de Crianças e Adolescente que será realizado na cidade do Rio de Janeiro. Também entrevistou os nossos alunos Ricardo Cavalcante, Bruna Cristina e Jéssica Ferreira, estudantes que representarão o Ceará no Paralmento Jovem 2008 e se encantou particularmente com história de vida da Jovem Jéssica, de origem humilde, mas perseverante nos estudos e com uma grande determinação e capacidade de comunicação. Por ultimo ouviu os gestores Marcos Lima e Norma Holanda e filmou toda nossa Escola e cidade, além da nossa Rádio Iracema FM durante a realização do Programa Palavra Jovem.

domingo, 19 de outubro de 2008

A ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA (11ª CREDE) NO RIO DE JANEIRO



A Escola Figueiredo Correia foi convidada pelo International Institute for the Development of the Citizenship - IIDAC para participar do III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. o IIDAC reconheceu já em 2006 o Programa semanal da nossa Escola na Rádio Comunitária, O Palavra Jovem, como uma das melhores experiências do Ceará no que se refere ao desenvolvimento da Cidadania e isso vem nos possibilitando participar de vários eventos nacionais relacionados a proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e agora nos deu o passaporte para participar desse importante evento internacional.

Desde sua primeira edição em Estocolmo, na Suécia, em 1996 o Encontro Mundial produziu diversas recomendações para o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes. Nesta terceira edição do Congresso Mundial, o Brasil foi escolhido como sede, o que demonstra o reconhecimento internacional dos programas e projetos realizados pelo País no enfrentamento da exploração sexual. O evento reunirá mais de três mil pessoas dos cincos continentes, sendo representantes de estado, pesquisadores, ativistas e convidados, tendo como tema de abertura a “Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e a sua Proteção contra a Exploração Sexual Por uma visão Sistêmica”.

Na crença de que os adolescentes e jovens são os protagonistas no combate à exploração sexual, o congresso mundial reunirá 300 adolescentes dos cinco continentes. Um das características do congresso é assegurar a voz e as recomendações dos adolescentes nos diferentes espaços do congresso, estimulando a participação dos adolescentes na formulação de objetivos mensuráveis contra a exploração sexual, atuando em conjunto com governos, redes e organizações da sociedade civil. Nesse sentido a Escola indicou a aluna Ana Glaice Bezerra da Silva da 1ª série do Ensino Médio A (tarde), participante do Programa Palavra Jovem, para participar como delegada do:


I Encontro Nacional de Adolescentes e Jovens Preparatório ao III Congresso Mundial de Enfrentamento a Exploração Sexual de crianças e adolescentes:
Data: 17 a 20 de outubro de 2008
Local: Brasília – DF

III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes:
Data: 23 a 28 de novembro de 2008.
Local: Rio de Janeiro – RJ

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

NOSSA ESCOLA REPRESENTARÁ MAIS UMA VEZ O CEARÁ NO PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO



É com muito orgulho e satisfação que anunciamos que mais uma vez a Escola Figueiredo Correia, através de seus alunos do Ensino Médio, representará o Ceará no Parlamento Jovem Brasileiro 2008 que será realizado na semana de 10 a 14 de novembro do corrente ano em Brasília/DF. O Parlamento Jovem Brasileiro, instalado anualmente, regulado pelo Ato da Mesa nº 49/04 e pela Resolução 12/03 da Câmara dos Deputados, de iniciativa do deputado Lobbe Neto, tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. Os Deputados Jovens são pré-selecionados pelas Secretarias de Educação dos respectivos estados, por meio da apresentação de um projeto de lei. Os projetos de lei são apresentados nas escolas e deve versar sobre temas nas seguintes áreas : Agricultura e Meio-Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Mais detalhes visite o site da camara dos deputados: http://www2.camara.gov.br/eventos/parlamento-jovem-2008/deputados-jovens-aprovados

Parabéns:
Bruna Cristina de Oliveira Ribeiro CE
Jéssica Ferreira de Oliveira CE
Ricardo Cavalcante de Oliveira CE

FORMAÇÃO DO LINUX PARA OS PROFESSORES DA ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA


Na manhã de sábado, 11 de outubro, durante a nossa reunião de estudos e planejamento escolar aconteceu a abertura do curso de formação em LINUX, software livre, para os nossos professores. Na escola Figueiredo Correia acontecerá à formação, tendo a professora Maria das lágrimas (Liduína) como mediadora dessa discussão. O uso dos laboratórios de informática de forma satisfatória nas escolas públicas dependem também da compreensão das possibilidades de inclusão social e democratização do conhecimento que esse instrumento pode trazer e preferencialmente para os alunos que estão nas escolas públicas.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

FIGUEIREDO CORREIA REALIZA III CONFERENCIA DO MEIO AMBIENTE

No dia 14 de outubro de 2008 os alunos e professores da Escola Figueiredo Correia realizaram no Centro de Arte e Cultura Deolina Pimenta a III Conferência do Meio Ambiente, objetivando discutir as problemáticas ligadas ao meio ambiente e debater com os jovens cidadãos os caminhos que devemos trilhar para o desenvolvimento sustentável. A Professora Norma, nossa coordenadora pedagógica, e os professores Gildenes Lima, Resse Cláudia Almeida e Vera Edna, Técnica da Secretaria Municipal de Educação parabenizaram o esforço e a criatividade dos alunos do 8º e 9º anos, destacando o trabalho das alunas Margarida Jamires e Maryane Diógenes que tiveram a proposta escolhida e toda a Equipe que elaborou e defendeu o tema ligada a Terra; veja um pouco do que pensam estes jovens: Nossa Responsabilidade - objetivo principal é chamar a atenção da comunidade em geral e da escola para importância do manejo correto do solo, afim de que o mesmo continue promovendo o desenvolvimento da vida, evitando o processo de desertificação. Acima as fotos dessa bonita ocasião que contou com o apoio do Secretário Municipal de Cultura e de parte de sua equipe.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

OLÍMPIADAS ESTUDANTIS




Os alunos da Escola Figueiredo Correia participaram com sucesso da I Olimpiada Estudantil de Iracema e fomos a segunda escola mais contemplada com mais medalhas. Isso é fruto do nosso apoio e responsabilidade em tudo o que nos propomos fazer. Vendo as fotos a gente conclui que

domingo, 12 de outubro de 2008

FESTA NO ANEXO RURAL








O dia 15 de setembro foi uma data marcante para os estudantes da Escola Figueiredo Correia, do anexo rural, uma vez que fizemos a entrega de parte do Laboratório de Informática que servirá tanto para melhorar a qualidade do Ensino Médio daquela localidade, quanto promover a inclusão digital dos alunos da EEF Francisco de Assis Filho, escola parceira da Escola Figueiredo Correia no processo de ruralização do ensino médio, e de toda a comunidade de Bastiões. Na mesma ocasião em que reunimos toda a comunidade serrana para realizar a entrega dos computadores, também fizemos a premiação dos alunos que participaram e foram vencedores do interclasse da independência. Este interclasse contou com a participação de todos os discentes do Distrito de Bastiões e serviu para integrar ainda mais as duas redes. Não poderíamos deixar de agradecer ao apoio constante da Professora Elizabete Araújo, nossa Coordenadora da 11ª Crede, na concretização de mais essa meta, bem como agradecer ao Senhor Otacílio Bezerra, que vem sendo um importante parceiro na melhoria da qualidade do Ensino desse Distrito. As fotos acima testemunham nossa alegria e satisfação por estar levando a esta localidade os intrumentos para promoção da inclusão digital e melhoria da qualidade do ensino.

FIGUEIREDO CORREIA COMEMORA OS 186 ANOS DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL




Na manhã de 07 de setembro de 2008 as principais ruas e avenidas da cidade de Iracema foi palco das homenagens em comemoração aos 186 anos da independência política do Brasil. Com a intenção de fortalecer o sentimento de nacionalidade e patriotismo que os maus políticos insistem em diluir da população, a escola Figueiredo Correia vai as ruas e participa do desfile cívico organizado pela Prefeitura Municipal, defendendo o resgate da história do povo brasileiro e as lutas nacionais pelas conquistas alcançadas por nossa gente brasileira. Estimulando sempre seus jovens a valorizarem a cultura regional e nacional a escola Figueiredo Correia tem estado sempre presente em todos os eventos educativos que promovem ações de cidadania e provocam o pensamento critico entre os nossos jovens sensibilizando-os para a compreensão de que, um país de todos precisa da participação ativa de cada brasileiro e brasileira que faz essa grande nação.