sexta-feira, 27 de março de 2009

ENTREVISTADA PELO IIDAC - ALUNA DO PALAVRA JOVEM


Convidada pelo IIDAC para conceder entrevista para o boletim: A VOZ DOS ADOLESCENTES, Ana Glaice, aluna participante do Projeto PALAVRA JOVEM, e que esteve do III Congresso mundial de enfrentamento a violencia sexual contra crianças e adolescentes, no Rio de Janeiro em novembro de 2008, mostra-se a vontade, e fala sua opinião sobre como os adolescentes podem contribuir na melhoria da vida no semi árido brasileiro. conheçam o conteúdo da entrevista vendo uma parte do boletim em que a entrevista da Ana Glaice foi publicada. Dê um duplo clik na imagem e conseguirá ler a entrevista.

quarta-feira, 25 de março de 2009

PARTICIPAÇÃO DO 54° ANIVERSÁRIO DA NOSSA IRACEMA

NOSSOS JOVENS CIDADÃOS
ESTAMOS TODOS PRONTOS... ESPERANDO COMEÇAR
ADORAMOS UM FLASH
25 de março, momento cívico em frente a Prefeitura Municipal. Homenagem aos cinquenta e quatro anos da emancipação politica do municipio de Iracema. A escola Figueiredo Correia acordou mais cedo para participar da festa cívica organizada pelo município. Nossos alunos, professores e servidores prestigiam esse momento juntamente com as demais escolas locais.

VENCEU A DEMOCRACIA NA ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA


O dia 18 de março de 2009 representa um marco para a história da Escola Figueiredo Correia e nesta ocasião nossa Comunidade Escolar vivenciou, na nossa opinião, uma das melhores experiências já elaboradas pela humanidade: a Democracia. Se antes estávamos tristes pelo retrocesso democrático da escolha dos gestores da nossa Escola, situação a nós imposta pelo Processo de Co-Gestão II, agora comemoramos a conquista desse importante direito e só nos resta agradecer a Professora Maria Elizabete de Araújo, a Coordenadora da nossa Crede, a professora Izolda Cela, nossa Secretária de Estado da Educação Básica, e o nosso Governador Cid Gomes, pela condução democrática dessa nova Gestão do Estado do Ceará. Somos conscientes da importância desse momento e devemos ter a responsabilidade de ter uma postura digna na condução desse processo, pois representamos uma “vitrine” viva para esta sociedade. O pleito na nossa Escola foi tranqüilo, sem nenhum incidente negativo e isto se deu não só pelo motivo da candidatura única, mas pelo fato de termos amadurecido na ocasião em que foi nos tirado o direito de escolha do nosso diretor, pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos e a consciência da nossa responsabilidade enquanto educadores e pela certeza que hoje temos que valorizar ainda mais esse processo. Lembramos o dito popular que resume bem o que pensamos sobre qual deve ser nosso comportamento no Processo de Escolha Democrática dos Diretores das Escolas Públicas do Ceará: “A maior Lição é o Exemplo”. Imagens falam mais que mil palavras, desse modo acompanhem acima os registros fotográficos (votação e apuração) da escolha do novo diretor, ou melhor, da nova diretora da Escola Figueiredo Correia e pedimos uma atenção especial para a imagem da professora Norma Holanda, eleita com 100% dos votos válidos e com legitimidade de sobra para dar continuidade ao processo de construção dessa escola de qualidade tão sonhada por todos nós, e observem sua alegria junto aos nossos alunos, fruto do reconhecimento de seu trabalho e esforços em buscar fazer dessa Escola uma referência no atendimento ao Ensino Médio em Iracema. Não podemos deixar de Parabenizar a Professora Norma Holanda e ainda agradecer a todos os que se envolveram voluntariamente na realização desse pleito: os membros da comissão regional que estiveram conosco aqui e no nosso anexo rural, os membros da comissão eleitoral escolar, os presidentes, secretários e membros das mesas receptoras, além dos fiscais e colaboradores desse momento ímpar da nossa Comunidade. Agradecer principalmente aos pais que se deslocaram das mais distantes localidades deste município para fazer valer sua vontade e para participar desse momento histórico para a Escola Figueiredo Correia. Nesta data não só a professora Norma Holanda venceu, ganhamos todos nós, e principalmente venceu a democracia!

domingo, 22 de março de 2009

ENSINAR MATEMÁTICA É DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO

TURMA DO 9° ANO APRENDENDO MATEMÁTICA COM JOGOS MENTAIS
APRENDENDO MATEMÁTICA COM JOGOS MENTAIS
Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, Como educadores matemáticos devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo, desenvolvendo a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas.
Os jogos se convenientemente planejados são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático.
Acreditando nesse pensamento, o professor de matemática do 9° ano, José Gildenes Pereira Lima, estimulou está prática pedagógica com seus alunos. Desenvolve o projeto: JOGOS MENTAIS DE RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO. Vem trabalhando os seguintes exercícios: Jogos com palitos - exercícios com retas - exercícios com linhas de ligação - decifre o enigma - jogos com advinhação - exercício de quociente, entre outros jogos criativos e educativos. Relação dos alunos vencedores nessa primeira fase, com 26,5 pontos: Fabiana Nunes, João Filho, Aparecida Silvestre, Camila Mirke, Carla Cristina, Alan Kardec, Carlos Marcus, Lucas Nogueira. O professor conseguiu brindes para comemorar com seus alunos esses bons momentos de aprendizagem.
A escola Figueiredo Correia fica feliz por perceber que nossos professores não cansam em buscar novas alternativas para dinamizar e viabilizar com maior eficiência o processo de ensino aprendizagem dos nossos educandos. Temos algumas fotos desses momentos em sala de aula.

sábado, 21 de março de 2009

ELEIÇÃO PARA DIRETORES - ASSEMBLÉIAS

ASSEMBLÉIA COM PROFESSORES E DEMAIS SERVIDORES
ASSEMBLÉIA COM ALUNOS

ASSEMBLÉIA COM A FAMÍLIA


Momentos especiais quando a escola vivencia o exercicio da democracia. A candidata a diretora da escola, a professora Norma Holanda apresentando propostas de trabalho para alunos, pais, servidores e professores. Em momentos distintos e previamente agendados pela comissão escolar aconteceram esses encontros para conversas sobre os rumos da nossa escola para essa nova gestão que deverá começar a partir de abril de 2009. A comunidade escolar foi informada sobre o processo de escolha de diretores escolares na rede de ensino do Estado do Ceará. Foi confirmado a eleição para o dia 18 de março do corrente ano, acontecendo nas dependências da escola sede, bem como no anexo rural - Bastiões. As assembléias contaram sempre com a participação da comissão escolar formada por: - Presidente: José Gildenes Pereira Lima - Secretário:Carlos André da Silva - Membro / representante dos professores: Petronius Diógenes Martins Ribeiro - Membro / representante dos pais:Maria Pereira da Silva - Membro / representante dos alunos:Ana Glaice Bezerra da Silva - Membro / representante dos professores (Anexo Rural): Jackson Pacheco de Assis.
Nas fotos podem observar nossas assembléias.

23° ANIVERSÁRIO DA ESCOLA

MOMENTO CÍVICO
PALAVRA JOVEM NO AR: MARCOS GUERRA - RAUL HOLANDA - kELLY DAIANE- ANA GLAICE

PLANTIO DE ÁRVORES - PRESERVAR O MEIO AMBIENTE

ENTREGA DE PREMIAÇÕES: NOSSOS MOMENTOS CÍVICOS
Foi motivo de muita comemoração o 23° aniversário da nossa escola FIGUEIREDO CORREIA. Tivemos alvorada, programa na rádio Iracema FM, concurso de redação, momento cívico especial, plantio de árvores, fogos de artificios e atividades esportivas na nossa quadra como é mais conhecida de ALMEIDÃO. Tivemos interclasse de futsal masculino e femino e contamos com a participação dos colegas do anexo BASTIÕES, também tivemos esporte fora da escola como é o caso do atletimo porque não temos pistas para corrida e saltos então improvisamos um local. Aconteceu também o campeonato de xadrez. Tudo aconteceu com muita animação e participação. A parte esportiva foi encerrada com uma partida de futsal (masculino) entre os professores e os alunos. As premiações foram entrgues na própria escola em outro momento cívico e nas salas de aula. Vejam algumas imagens das nossas participações nessa belissima festa dos 23 anos da escola FIGUEIREDO CORREIA.