segunda-feira, 29 de junho de 2009

PROJETO EDUCAÇÃO POSTURAL



As alunas Glaudenia Chaves, Luana Magalhães, Maria Cintya Kelly e Crislene Bezerra, da 3ª série do Ensino Médio, juntamente com o professor Rafael Farias, elaboraram importante projeto de Educação Postural, que objetiva entre outras coisas corrigir a postura física dos alunos em salas de aula e também de todos os profissionais da Escola Deputado Joaquim, como forma de contribuir para uma melhor qualidade de vida dos que fazem esta comunidade escolar. O Plano de Ação desse projeto tem sido seguido a risca e a maior arma das participantes é a conscientização; desse modo a realização de palestras, pesquisas e debates a cerca do tema tem sido uma constante. As alunas do Projeto Educação Postural, que reclamavam das antigas carteiras da nossa Escola, louvaram a atitude da 11ª Crede/Seduc referente ao envio de 150 novas carteiras que, segundo elas, contribuem para a melhoria postural dos alunos: "as carteiras são excelentes, oferecem um maior conforto aos colegas e favorecem uma postura correta, mas pena que os canhotos não foram lembrados", afirmou Crislene. A professora Norma Holanda, Diretora da Escola, afirmou ter atentando para esta questão, disse que temos aproximadamente 15 alunos canhotos e tentará solucionar o problema junto a 11ª Crede. Aproveitamos a ocasião para afirmar que nossa Diretora, quando de suas constantes visitas as salas de aula, solicitou o empenho de todos na preservação das novas carteiras e esclareceu que esta foi uma ação do PDE-Escola. As fotos acima mostram um pouco da atuação destas alunas protagonistas e das nossas novas carteiras escolares.

domingo, 28 de junho de 2009

UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO EDUCATIVO DE INFORMÁTICA - LEI


O Professor José Gildenes não vem medindo esforços para melhorar a aprendizagem dos seus alunos e utiliza todas as ferramentas disponíveis no sentido de dinamizar o processo em sala de aula. O uso do Data Show, do Laboratório Educativo de Informática e demais materiais didático-pedagógicos tem sido rotina nas aulas desse professor do Ensino Fundamental, que é também professor Lei. O professor não usa da deficiência atual da infra-estrutura do nosso laboratório de informática para justificar o imobilismo como faz alguns quanto a utilização dessa importante ferramenta e busca efetivamente realizar a inclusão digital de nossos alunos. A boa notícia que fazemos questão de socializar com nossa comunidade é referente a liberação de recursos para construção de sala para o funcionameto do nosso LEI, o que deve acontecer ainda neste semestre. Bons ventos "sopram" em nossa direção e vem melhorar a nossa infra-estrutura de trabalho.

terça-feira, 23 de junho de 2009

AÇÃO EXTRA ESCOLAR DO PROJETO EDUCAÇÃO NAS ONDAS DO RÁDIO

Os alunos da Escola Deputado Joaquim (Iracema), participantes do Projeto Científico Educação nas Ondas do Rádio, selecionado na Feira Estadual de Ciências como o melhor do Ceará na Categoria Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, estiveram no dia 18/06/09, no município de Ererê, mais especificamente na Escola Senador Fernandes Távora, executando mais uma ação desse Projeto que objetiva, entre outras coisas, divulgar o ensino da Língua Portuguesa como meio de interação linguística. Os alunos Marcos Guerra e Raul Holanda, coordenados pela Professora Socorro Lopes, ministraram uma ofícina sobre a construção de projetos científicos junto a professores e alunos naquela Escola, além de socializarem suas experiências no desenvolvimento dessa empreitada de sucesso. Estes alunos e nossa professora estarão em Fortaleza, de 10 a 14 de agosto, participando da IX Excetec do Christus e muito em breve no Estado do Maranhão.

SOCIALIZAÇÃO DO THINK QUEST


Professores do Lei da Escola Deputado Joaquim socializaram neste dia 20/06 (sábado), junto a todos os professores da rede estadual de ensino de Iracema, o Projeto Think Quest. José Gildenes, João Batista e Maria das Lágrimas organizaram os slides e planejaram, tendo o apoio do Coordenador Escolar (Marcos Lima) e Coordenador Pedagógico (Cosme Roque Filho) gestores das duas Escolas Estaduais desse município, esse importante espaço virtual de debate, interação e construção do conhecimento; a socialização não foi completa em virtude da falta da internet e a impossibilidade de navegação on. Além de apresentarem, off-line, para todos o ambiente do Think Quest, os nossos educadores ainda falaram sobre as atribuções do Professor -Lei, da importância do uso dos Laboratórios de Informática e das tecnologias da informação/comunicação para melhorar a eficacia e dinâmica do processo ensino/aprendizagem, além de esclarecerem dúvidas a respeito da capacitação em serviço: Linux Educacional.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Recital de Poesias na Escola Deputado Joaquim: "Cante lá que eu canto cá (Patativa do Assaré)



“O nome dele era Antônio Gonçalves da Silva, ficou conhecido no mundo da poesia como Patativa do Assaré. Veio ao mundo há exatamente cem anos, em 05 de maço de 1909, na cidade de Assaré, no Sul do Ceará. Deu adeus no dia 08 de julho de 2002. Enquanto respirou por aqui criou belos poemas que captaram as nuances do sertão nordestino. Vários cantores não só gravaram seus versos, mas também foram influenciados por ele. Só para citar dois exemplos, um do passado e outro atual. Luiz Gonzaga gravou várias músicas dele, entre as quais, a conhecida "A Triste Partida". Atualmente, os músicos do Cordel do Fogo Encantando, buscam inspirações no trabalho do poeta. Outro dia fiquei sabendo que o Patativa do Assaré já foi estudado na cadeira de Literatura Popular de Sorbonne.”
FONTE:http://blogs.abril.com.br/jornalistanasarjeta/2009/03/centenario-patativa-assare.html
A vida e obra desse grande Poeta nordestino e cearense inspirou a realização do nosso Recital de Poesias que aconteceu no dia 12 de junho de 2009. Essa foi uma tarde memorável, quando nossa comunidade “respirou cultura”; alunos, professores, gestores, funcionários e convidados recitaram, dramatizaram e cantaram as obras dos poetas brasileiros e alguns dos nossos pupilos apresentaram trabalhos literários de própria autoria. Biografias, paródias e canções animaram nossa festa cultural. Destaque para professora Norma Holanda e Luzia Bezerra que organizaram esse que foi um dos melhores recitais que nossa Escola já vivenciou e ainda para Cassandro Neto, Rivênia, Tales (Tatá) e Enardiê, artistas da terra que abrilhantaram a ocasião. Vejam as fotos e slides e observem todo o brilho e encanto desse importante momento que já é uma tradição da Escola Deputado Joaquim.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

COMUNIDADE DEPUTADO JOAQUIM CAMINHA PELO FIM DO TRABALHO INFANTIL





"Que lugar de criança é na escola e não no trabalho, todo mundo sabe. Mas, mesmo assim, não é isso o que vemos todos os dias nos semáforos das grandes cidades, na entrada de shows e boates, nas paradas de caminhoneiros, nos canaviais no interior do Brasil e em tantos outros postos informais que exploram a mão de obra infantil. Hoje, ainda há cerca de 2 milhões e meio de crianças e adolescentes brasileiros de até 15 anos trabalhando – o que, há uma década, é considerado crime no país. Trabalhar só é permitido após os 16 anos de idade e a partir dos 14, em caráter de aprendiz."


A Comunidade Escolar Deputado Joaquim, consciente de sua função social e reconhecendo a importância dessa causa, caminhou pelas ruas de nosso município neste dia 10 de junho, apoiando a luta de muitos contra a exploração do trabalho de crianças e adolescentes e comemorando o dia mundial de combate ao Trabalho Infantil. O professor José Gildenes levou seus alunos do 9º ano do Ensino Fundamental para esse belo evento cidadão, ensinando aos nossos "pequenos" a importância de participar, de ter atitude e da necessidade de defender e proteger os direitos das crianças e adolescentes. A professora Norma Holanda, nossa Diretora, estava lá para participar e registrar esse momento de cidadania que nem a chuva conseguiu estragar (veja acima as fotos e abaixo o slide).

sábado, 6 de junho de 2009

DEPUTADO JOAQUIM REALIZA I FASE DA OBM

Hoje, 06 de junho, os alunos do Ensino Fundamental e Médio realizaram a primeira fase da Olimpíadas Brasileira de Matemática - 2009 - OBM. Os alunos tiveram acesso as provas as 12:30 e depois de uma hora receberam os gabaritos. Os gestores ainda orientaram os professores aplicadores para que os alunos devolvem-se ambos os instrumentais, avaliações e gabaritos, para que após a liberação da chave de correção oficial, possa ser feito um trabalho de correção coletiva junto ao professor de Matemática e os alunos participantes.

OBM - OLIMPIADAS BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2009

SAI A II EDIÇÃO DO JORNAL LIBERDADE DE EXPRESSÃO






Click nas figuras e leia as matérias da II Edição do Jornal Liberdade de Expressão

JOGOS ESCOLARES 2009

Escola Deputado Joaquim de Figueiredo Correia sedia os jogos escolares na fase municipal. Aconteceu nos dias 03 - 04 e 05 de junho a fase municipal dos jogos escolares. Alunos da rede municipal e estadual integrados em em busca de um mesmo desejo: A vitória na fase municipal rumo a fase regional. De portas abertas a Escola Deputado Joaquim de Figueiredo acolheu todos os atletas e torcedores que buscaram na quadra coberta "Almeidão" o espaço adequado para realização do esporte mais praticado no municipio, o futsal. Recebemos também todos os jogadores de xadrez e tênis de mesa do municipio. Esse foi mais um dos momentos cheios de emoções provocados pela energia dos atletas e as emoções naturais das competições. Como já era previsto os alunos da escola Deputado Joaquim de Figueiredo marcarão presença nos jogos da região. Fomos vencedores nas seguintes modalidades: Futsal masculino sub 17 - futsal feminino sub 17 - xadrez masculino sub 17 - xadrez feminino sub 17 - Atletismo. Parabenizamos nossos atletas, o professor de educação física, Rafael Farias pelo esforço. Agradecemos a colaboração do Diretor de esporte do municipio Luis Jairon, nosso amigo Fábio Gomes melhor conhecido pelos atletas como Fabinho Corintiano que fez muita diferança sua presença. Que todos continuem com a mesma presença de espirito e garrra para que possamos celebrar mais vitórias. Temos algumas imagens de parte dos jogos que aconteceram nas dependencias da nossa escola.

terça-feira, 2 de junho de 2009

SUPERINTENDENTE REALIZA VISITA DE ROTINA A ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA



Hoje dia 02/06, terça-feira, recebemos visitas que vem ocorrendo de forma sistemática desde 2008: da Professora Sandra Rodrigues, nossa Superintendente Escolar e a Professora Mara Rúbia, do Núcleo Tecnológico de Informática da 11ª Crede - Jaguaribe, no sentido de analisarem os instrumentais que orientam o processo ensino/aprendizagem nesta Escola (Diários de Classe, Cadernos de Planejamento e Instrumentais Avaliativos), além de apreciarem a rotina da Escola e orientarem os gestores quanto a melhoria do acompanhamento pedagógico, sem esquecer de observar o cumprimento do Calendário Letivo e funcionamento do Laboratório Educativo de Informática - LEI e o Laboratório Muldisciplinar de Ciências. A professora Sandra elogiou a professora Norma Holanda e o professor Marcos Lima, nossa Diretora e Coordenador Escolar respectivamente, quanto a iniciativa da construção do Quadro de Avaliação de Desempenho dos Professores, numa prova concreta que a Comunidade Escolar tem amadurecido quanto a compreensão do processo de avaliação e deixou deliberações para gestores e professores que serão verificadas no próximo encontro.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

PROFESSORES DO LEI SOCIALIZAM CAPACITAÇÃO DAS TIC


Com o objetivo de oferecer subsídios teórico-metodológico-prático para os Professores lotados no LEI, além de obterem recursos para repassarem esta formação, promovendo a inclusão digital, com o intuito de melhorar a qualidade dos nossos planos de aula e estimular os nossos professores numa perspectiva de dinamizar e fortalecer o processo educacional, participaram no período de 25 a 29 de maio, na Cidade de Jaguaribe, na 11ª CREDE, os professores Gildenes Pereira, Batista Magalhães e Liduina Jetten, representantes da Escola Figueiredo Correira, no Curso Tecnologia na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC. Cada vez mais, o processo educacional vem buscando fortalecer esta comunidade educacional, de modo a mostrar que a tecnologia é uma forte ferramenta no processo ensino-aprendizagem. Dinamizar é o foco principal, neste perspectiva buscamos ao máximo absorver informações positivas, pois continuaremos construindo uma escola de qualidade cada vez melhor, fortalecendo nossas ações. Desta forma foi positiva e crescente, como mostrar as imagens de socialização do nosso grupo, onde participamos de imersão tanto no ambiente THINKQUEST, como no EPROINFO, além de experiências exitosas de micro aulas, apresentadas como requisito para lotações nos laboratórios e socializada nesta capacitação; inclusive por um dos nossos professores do LEI, o educador Gildenes Lima, que socializou a sua micro-aula com o Tema: Pitágoras de Samos, utilizando recursos diversos no contexto tecnológico, como afirma a professora Liduina Jetten: “Os ambientes informáticos que integram simultaneamente diversas mídias, combinando recursos textuais, gráficos, sons, animação – ambiente ou sistemas multimídias, propiciam o desenvolvimento de experiências interativas , como foi a aula do Professor Gildenes, maravilha. A organização do conteúdo se fez possível de acordo com as respostas, a forma dinâmica minimiza o grau de dificuldade de apreender as regras, ou seja, o Teorema. Dessa forma o computador funciona como uma máquina de ensinar; por outro lado ele não é uma ameaça à nossa função, estamos para dinamizar o uso dele, as formas criativas de explorá-lo e estabelecer a interação, não a imposta pela escola ou o sistema, mas a partir da reação dos alunos diante das constatações de que os computadores não são apenas transmissores de informações. É necessário o uso da sensibilidade para o uso do computador no apoio ao processo ensino-aprendizagem; os professores precisam estar preparados para implantar projetos assim. Somente agora vejo a questão da interdisciplinaridade da micro-aula ministrada - arte, português /literatura, história e se estivesse trabalhando no ensino médio, com certeza faria uma puxadinha em Filosofia”.

REUNIÃO DE PAIS NA EXTENSÃO DE ENSINO: DISTRITO SERRA DOS BASTIÕES

CONVERSANDO COM AS MÃES


O dia 01 de junho de 2009 também foi especial para os alunos da nossa Extensão de Ensino e seus pais, pois os discentes receberam suas agendas estudantis e as premiações referentes ao Projeto aluno Nota 10 nessa localidade Serrana; os pais por sua vez, ou melhor as mães, participaram de uma confraternização em comemoração ao seu dia e realizaram discussão com a professora Norma Holanda (Diretora da Escola) e Maria Araújo (Secretária) a respeito do desempenho acadêmico dos alunos no I bimestre, referente aos estudantes do antigo anexo rural e receberam informações sobre as regras e eventos da Escola Figueiredo Correia, além de brindes e os Boletins Escolares dos nossos alunos da Extensão de Ensino. A professora Norma Holanda ouviu das mães e dos alunos, reclamações sobre a demora para o início do funcionamento do Laboratório Educativo de Informática e esta falou que por diversas vezes encaminhou a 11ª Crede/Seduc reivindicações e apelos para o pronto funcionamento do Lei na Serra dos Bastiões, além de sempre estar solicitando as melhorias para o bom funcionamento das nossas salas de aula nesta localidade, inclusive com diversas ações no PDE-Escola.

ENTREGA DAS AGENDAS ESTUDANTIS / PALESTRA SANEAMENTO AMBIENTAL




O dia 01 de junho de 2009 foi muito especial para os Estudantes da Escola Figueiredo Correia, pois além de debaterem o Tema Saneamento Ambiental, com o Senhor Antonio Magalhães Filho, Diretor do Departamento Municipal do Meio Ambiente, receberam também as tão aguardadas agendas estudantis. O Governo do Estado, através da 11ª Crede/Seduc, demonstra mais uma vez compromisso com a causa da educação e fornece aos estudantes e a escola mais um instrumento de organização e acompanhamento a vida escolar destes jovens cidadãos, além de mais um canal de comunicação entre a família e a escola. Nas fotos acima podemos vislumbrar a alegria dos alunos e a satisfação de todos os que fazem esta comunidade escolar com mais esse benefício.