quarta-feira, 31 de março de 2010

2ª REUNIÃO DE PAIS NA NOSSA ESCOLA









A professora Norma Holanda, nossa Diretora, tem feito de tudo para que as nossas reuniões de pais, ou melhor de mães, ocorram de forma mensal e não bimestral como era de costume. Hoje tivemos mais um importante encontro de nossa comunidade escolar, quando debatemos temas importantes, tais como Plano de Ação dos pais/mães para o SPAECE 2010, Calendário de Avaliações do I bimestre, chegada dos instrumentos musicais para dinamizar aulas de artes e de outros componentes curriculares, além é claro das regras de convivência. Na oportunidade conduzimos inclusive a eleição dos representante deste segmento no Conselho Escolar, que se encontra em processo de renovação. Foi ainda ressaltada a importância do acompanhamento a frequencia dos filhos, o envio de comunicados por escrito quando os pais ou responsáveis decidirem autorizar a saída no intervalo e no II Horário e solicitamos um cuidado todo especial com a condução do livro didático por parte do aluno para sala de aula. A professora Norma leu um texto reflexivo, Águia ou galinha de Leonardo Boff, convidou os pais a contribuirem para despertar á "aguia" que está dentro dos nossos alunos e nos ajudarem a fazê-los com vontade de voar, e entregou chocolates a todos, ao som da música Pequena Águia de Padre Zezinho, como forma de simbolizar nossa fraternidade e cumplicidade nesta páscoa que se aproxima. Abaixo um trecho do texto lido e debatido e acima as fotos que marcaram essa bonita reunião desta comunidade escolar.

E Aggrey terminou conclamando:
"- Irmãos e irmãs, meus compatriotas! Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus! Mas houve pessoas que nos fizeram pensar como galinhas. E muitos de nós ainda acham que somos efetivamente galinhas. Mas nós somos águias. Por isso companheiros e companheiras, abramos as asas e voemos. Voemos como águias. Jamais nos contentaremos com os grãos que nos jogarem aos pés para ciscar."

Leonardo Boff

quinta-feira, 25 de março de 2010

IRACEMA: 55 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA E ADMINISTRATIVA




A Comunidade Escolar Figueiredo Correia esteve presente em todos os eventos cívicos, culturais e desportivos em comemoração aos 55 anos de Emancipação Política e Administrativa da nossa Terra e hoje, data do "Aniversário" de Iracema, não poderíamos ficar de fora. O Momento Cívico no Paço da Prefeitura, bem como desfile pelas principais ruas de nossa cidade, contou com a intensa participação de gestores, professores, funcionários e principalmente alunos. Nossa Diretora, professora Norma Holanda, Filmou e fotografou os principais fatos desse importante momento de civismo e patriotismo dos nossos conterrâneos. Click nas fotos e observem o envolvimento de nossa comunidade escolar.

terça-feira, 23 de março de 2010

PALAVRA JOVEM ESPECIAL: IRACEMA 55 ANOS

ENTREVISTA COM O PREFEITO MUNICIPAL
SENHOR OTACÍLIO BEZERRA DE MENESES

ENTREVISTA COM O DR. PEDRO ALMINO DE QUEIROZ E SOUZA
O Palavra Jovem desta terça-feira, 23/03/10, foi muito especial, uma vez que dedicamos esse programa para refletir um pouco sobre a história de Iracema. O prefeito municipal, senhor Otacílio Bezerra de Meneses, deu entrevista aos repórteres/locutores Atila Negreiros e Thais Lobo, oportunidade que falou sobre as conquistas no setor educacional, das dificuldades financeiras que atravessa o município, da importância da inclusão digital e da parceria Estado e Município de Iracema, na luta pela melhoria no transportes escolar e do respeito e compromisso pelo aluno quando orienta os motoristas do transporte do escolar a deixar e pegar o discente na porta de sua escola. O Prefeito falou durante mais de 15 minutos e fez um balanço dos avanços que nosso município vem obtendo nos últimos tempos. Os alunos Átila e Thais ainda foram entrevistar o Dr. Pedro Almino, médico de nosso município e membro da Academia Iracemense de Letras e Artes - AILA, para levar aos ouvintes, no quadro Educação nas Ondas do Rádio, suas reflexões sobre a importância da leitura, escrita e da necessidade de uma maior dedicação dos alunos na busca da melhoria do desempenho acadêmico. Ainda foi perguntado a respeito do Livro que está sendo lançando no dia 24/03/10 no Centro de Arte e Cultura Deolina Pimenta da Silva e também em Fortaleza, "Memórias de um Tempo Fugaz", e obteve uma bonita reflexão sobre história, memória e realização de projetos.

ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA RECEBE BANDA DE MÚSICA


"Melhorar a qualidade do ensino da linguagem musical na disciplina de Arte nas 576 escolas de Ensino Médio da rede estadual. É com esse objetivo que o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação(Seduc), distribuirá 19.584 instrumentos musicais para as escolas da rede estadual. O investimento superou R$ 2,7 milhões".

A Escola Figueiredo Correia também participa dessa Festa Cultural promovida pelo Governo do Estado e receberá diretamente na 11ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação: três violões acústicos, um teclado, 10 flautas doce, dois timbas pequenas, dois pandeiros, dois triângulos, dois afoxés, dois surdos mor com baqueta, dois repiques, dois ganzás, dois reco-recos, dois agogôs, dois atabaques. "Os instrumentos procuram atender às características da música e proporcionar o reconhecimento das propriedades do som e a criação musical. Por isso, inclui instrumentos harmônicos (teclado e violão), melódicos (flauta-doce) e rítmicos (instrumentos de percussão), além de armários de aço para acondicionar o material doado."

quinta-feira, 18 de março de 2010

LANÇAMENTO OFICIAL DO PROJETO DIRETOR DE TURMA


1ª Série C - Ensino Médio
Diretor de Turma: Manoel Nyraudo Magalhães Roque
1ª Série B - Ensino Médio
Diretor de Turma: Jorge Nogueira de Freitas

1ª Série A do Ensino Médio
Diretora de Turma: Vera Cristina Chaves Diógenes
O Projeto Diretor de Turma já vem sendo debatido há algum tempo na Escola Figueiredo Correia e nossos professores, que aceitaram assumir mais esse compromisso, realizaram (muito antes da capacitação fornecida pela 11ª Crede - Jaguaribe) estudos e reflexões a cerca dos instrumentais do referido projeto. Essa é mais uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação Básica na tentativa de melhorar o desempenho acadêmico dos alunos, quando focamos a vida do educando em todos os seus aspectos. Esta semana foi dedicada ao lançamento oficial do projeto, quando tivemos Palavra Jovem (16/03/10) e Momento Cidadão (18/03/10) Especiais, além de reflexões em sala sobre o Projeto Diretor de Turma. Muitas das idéias desse projeto tem sido estendidas as outras turmas da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, a exemplo do mapeamento das turmas, mesmo sem terem sido ainda inseridas nessa proposta. Click nas Fotos acima e vejam as turmas de 1ª série do ensino médio com seus respectivos diretores.

segunda-feira, 15 de março de 2010

NOSSAS BRINCADEIRAS: IMPORTANTES NA FORMAÇÃO HUMANA E CULTURAL





O Professor Rafael Farias, que ministra aulas de educação física teórica e prática na nossa Escola, busca vincular as lições dadas em sala de aula com dinâmicas que levam o grupo de alunos a refletir sobre os ensinamentos. Na sexta-feira, dia 12/03, os alunos da 1ª série A, após verem dois de seus pares recebendo medalhas de campeão dos 100 metros, Leandro de Oliveira, e vice-campeão 100 metros, Renê Holanda, puderam se divertir com as bricadeiras de nossa infância que parte foram esquecidas em virtude da tecnologia e dos jogos eletrônicos. O professor ensinou que as brincadeiras são importantes na formação humana, fisica e culturalmente falando.

quarta-feira, 10 de março de 2010

CONSELHO ESCOLAR INÍCIA PROCESSO DE RENOVAÇÃO



O Conselho Escolar da EEFM Deputado Joaquim de Figueiredo Correia deu início ao processo de renovação dos membros deste importante colegiado e fez no momento cidadão do dia 03/03/2010 a escolha dos representantes dos alunos, titulares e suplentes, no novo Conselho Escolar, e no planejamento mensal de 06/03/2010, demos início a escolha dos representantes dos professores. O Processo de escolha dos professores ainda tem continuidade com a colocação de urna na sala de professores, no sentido de termos a participação/aprovação ou não de todos dos nomes indicados por parte de todos os professores de todos os turnos. Em breve teremos o mesmo processo com funcionários, pais e sociedade civil organizada.

MINISTRO DA PREVIDÊNCIA NO PALAVRA JOVEM




"O ministro José Pimentel (Previdência Social), assinou, na manhã deste sábado (27/02/2010), ordem de serviço para construção de agência do INSS da cidasde de Iracema/Ce (Baixo Jaguaribe). Segundo a assessoria de imprensa do ministro, é mais uma de um total de 56 programadas para o Estado. A nova agência do INSS virá toda informatizada e com amplo espaço para atender aos aposentados das cidades de Ererê, Alto Santo e Pindoretama". http://blogs.opovo.com.br/blogdoeliomar/categorias/previdencia-social/ em 27/02/2010.

O Palavra Jovem, representado pelos alunos Átila Negreiros Maia, Joana Geslla, Thaís Lobo não poderia deixar de participar dessa discussão e foram entrevistar o ministro da Previdência José Pimentel e ainda o superintentende do Banco do Brasil no Nordeste, Dr. José Juarez, para debater as questões relacionadas a mais essa conquista do nosso município e ainda sobre o novo acordo ortográfico da língua portuguesa, para o quadro Educação nas Ondas do Rádio.

terça-feira, 9 de março de 2010

ESCOLA DEBATE O 08 DE MARÇO





Nossa Escola realizou nos dias 08 e 09 de março, através do Centro de Multimeios e do Palavra Jovem, intensas discussões relacionadas ao dia Internacional dedicado a Mulher. Os alunos debateram, realizaram homenagens e ouviram mensagens relacionadas as lutas e conqusitas de um sexo que há tempos deixou de ser considerado frágil.