terça-feira, 31 de agosto de 2010

CINEMA NA ESCOLA: EM CARTAZ LULA O FILHO DO BRASIL





O projeto Cinema na Escola voltou com força total. Nesta terça-feira, 31/08/10, exibimos o Filme Lula o Filho do Brasil, que emocionou muitos dos nossos alunos e professores.

EXTRA EXTRA A ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA É MAIS UMA VEZ DESTAQUE NO SITE DA SEDUC

"Devido ao sucesso do projeto Educação nas Ondas do Rádio, da Escola de Ensino Fundamental e Médio Joaquim de Figueiredo Correia, em Iracema, durante a 5ª EXPO ESI AMLAT, realizada no Maranhão, a Fundação RedCOLSI, da Colômbia, convidou a unidade para mostrar a experiência durante o XIII Encuentro Nacional e VII Internacional de Semilleros de Investigacion que acontecerá, na cidade de Barranquilla, no próximo mês de outubro"

PROJETO

O Educação nas Ondas do Rádio conquistou o 3º lugar na categoria Ciências Humanas, subcategoria Educação, durante a 5ª Feira Internacional de Ciências - Expo-Sciences Latin America - EXPO ESI AMLAT, promovida pelo Movimento Internacional para o Lazer na Ciência e na Tecnologia(Mouvement Internacional Derrama Le Loisir Scientifique et Técnica – MILSET). A experiência foi apresentada pelos alunos Thais Souza Lobo e Atilla Negreiros Maia, em São Luís-MA, entre os últimos dias 09 e 14 de agosto. O trabalho foi ainda classificado como o 6º melhor do evento.

sábado, 28 de agosto de 2010

EXCEFIC 2010 FOI UM SUCESSO






Pouco temos para falar diante de toda a magnitude pedagógica da culminância da VI EXCEFIC 2010 . Organização, orientação, compromisso, responsabiliade e trabalho resumem bem o que representou o dia 27 de agosto para esta comunidade escolar. Recebemos elogios dos alunos e professores, dos comunitários, avaliadores, visitantes e das técnicas da 11ª Crede. Nosso Evento se dividiu em duas partes: a primeira com abertura oficial da Excefic por parte dos gestores, montagem dos standers, apresentação dos trabalhos e defesa das teses dos projetos científicos e avaliação e a segunda com a programação cultura quando tivemos a execução do hino da nossa Escola, as considerações da nossa Diretora, professora Norma Holanda, os agradecimentos e os parabéns a todos os que contribuírma para o sucesso do Evento e apreciamos ainda as apresentações culturais do nosso grupo de música, Toque de Classe, e do grupo de sax de Ererê, ilustres convidados. A entrega do troféu batatinha com a linguagem cearensês, organizado pela equipe de imprensa (Aldeci Nogueira, Jamille Maia, Roseane Aires e Isabelle Thais) foi o momento de descontração e divertimento e o ponto forte foi o anuncio pelos gestores dos Projetos credenciados para III Feira Regional de Ciências que acontecerá no mês de setembro na sede da 11ª Crede. Destaque para o salão da memória, organizado pelos profissionais do Centro de Multimeios (Luzia Bezerra, Vera Magalhães e Maria das Lágrimas. Veja abaixo os projetos credenciados e os classificados segundo o Troféu Batatinha:

S e d e:

1º lugar na Categoria Ciências da Natureza: Nem tudo que parece é lixo: de sobras à refeições
Alunos Autores: Thais Ariele e Mayanna Lima
Professor Orientador: José Gildenes

1º lugar na Categoria Linguagens e Códigos: Educação Postural
Alunos Autores: Ana Carla, Brena Késia e Joana Geslla
Professor Orientador: Rafael Farias

1º lugar na Categoria Ciências Ambientais: Caatinga: um bioma ameaçado pela desertificação (um olhar sobre o município de Iracema)
Alunos Autores: Atilla Negreiros e Paulo César
Professor Orientador: Elano César

1º lugar na Categoria Ciências Humanas: Onde Ficam os Direitos da Criança e do Adolescente: pelo fim dos castigos físicos e humilhantes
Alunos Autores: Ana Glaice, Samuel Lauro e Claricia Lopes
Professor Orientador: Antonio Marcos Lima de Oliveira

Extensão de Ensino:

Os Efeitos do Álcool na vida dos jovens dos Bastiões
Alunos Autores gierdson Franklin, Antonio Gleison e Robson Baldino
Professor Orientador Jackson Pacheco e Erica Bezerra

Bastiões: Comunidade Remanescentes de quilombo!?
Alunos Autores: Alberto Assis e Iris Magalhães
Professor Orientador

Troféu Batatinha Cearensês:

Grelado (concentrado): Thais Lôbo - 2ª B

Pitéu (bonito/bonita): Gierdson Franklin - 3ª C

Buliçoso (traquino): Carlos Marcus - 1ª B

Avexado (apressado): Renê Holanda - 1ª A

Ariado (perdido): Paulo César - 2ª B

Cagado (sortudo): Leandro Oliveira - 1ª A

Orientador Arretado (esforçado e comprometido): Professor Elano César

Ispilicute (exibido): Maria Nicrévia - 2ª D

Imbuaceiro (confuseiro): Iara - 3ª A

Zuadento: Thais Ariele

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

MELHOR ARTIGO DE OPINIÃO É DA ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA

Melhor Artigo de Opinião de Iracema é da aluna
Roseane Aires Queiroz de Andrade


"...Portanto podemos fazer nossa parte mesmo que com uma pequena ação, tentanto dar um destino mais adequado ao lixo, buscando reciclar tudo o que for possível, reduzindo o uso do plástico, consumindo só o que for necessário e lutando por um mundo mais limpo. sei que o lugar onde eu vivo vai mudar e essa mudança depende não só do apoio dos governos, mas principalmente da atitute dos cidadãos, afinal de contas esse é um problema de todos" Roseane Aires de Queiroz Andrade

Essa é uma parte do Artigo de Opinião vencedor na Olimpiada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, fase municipal, da aluna Roseane Aires de Queiroz Andrade da 3ª série A do Ensino Médio. O trabalho foi orientado pela professora Maria do Carmo, no entanto não podemos deixar de relatar que as oficinas e debates dos artigos de opinião e crônicas começaram com os professores Railson Queiroz e Fábio Márcio, que participaram inclusive da formação coordenada pela 11ª Crede e que agora culminou com o redimensionamento destes trabalhos literários pela professora Maria do Carmo. Parabéns a todos os que participaram, contribuíram e incentivaram nossos educandos a debaterem a respeito de questões polêmicas e que construíram belos argumentos e crônicas, provando que muitos são os pontos de vistas e que realment a ocasião faz o escritor. Nosso parabéns especial a aluna Rose que empreendeu mais essa conquista para nossa Escola.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

PALESTRA: NÃO BATA, EDUQUE






Os alunos autores do Projeto Onde Ficam os Direitos Humanos (pelo fim dos castigos físicos e humilhantes) coordenaram nesta quarta-feira, 25/08/10) uma palestra com os alunos da 1ª série C do Ensino Médio, tendo como palestrante a enfermeira Cristiana que trouxe como tema Chega de violência contra a Criança. Os alunos foram informados sobre a legislação atual, além de sensibilizados com a possibilidade de vivemos em cultura de paz sem a necessidade de violência. Esta é apenas uma das ações deste grupo de alunos que vem durante um período significativo debatendo com a sociedade iracemense uma nova forma de educar nossas crianças e adolescentes que não sejam baseada na violência física e nem nos castigos humilhantes. A 1ª C foi escolhida para participar deste momento por apresentar na pesquisa realizada pelos investigadores da problemática o maior número daqueles que afirmaram que receberam ou recebem casgitos físicos. Parabéns Ana Glaice, Samuel Lauro e Craricia Lopes. A diretora a Escola afirmou ser importante momentos como estes que promovem aprendizagem e um exercício consciente da cidadania.

PALESTRA SOBRE SEXUALIDADE E PLANEJAMENTO FAMILIAR

SEXUALIDADE E PLANEJAMENTO FAMILIAR CONCENTRAÇÃO.....
ATENÇÃO......
MUITAS PERGUNTAS
ENFERMEIRA DELMACIA - PALESTRANTE
A turma do terceiro ano contou com a colaboração da enfermeira do PSF - Delmacia de Melo que ministrou uma palestra envolvendo o tema: Sexualidade e Planejamento Familiar. Esse assunto foi solicitado pela turma e prontamente atendidos e com a contribuição da palestrante que além de ter gostado do nível do trabalho realizado também se mostrou disponível para dar continuidade com a palestra nas demais turmas. Muitas dúvidas foram esclarecidas, conversas que a família não consegue desenvolver, e os professores afirmam que esse tema é melhor trabalhado com apoio de um profissional da área.




EXCEFIC É DESTAQUE NA PÁGINA DA SEDUC



Muitas são as expectativas para culminânica da VI EXCEFIC - Exposição de Ciências da Escola Figueiredo Correia, que será realizada no dia 27 de agosto de 2010, de acordo com o calendário de nossa Instituição. Na realidade os projetos e trabalhos já acontecem desde o início do ano, quando os professores e alunos tiveram a oportundiade de entrar em contato e trabalhar com a metodologia do trabalho científico. Está tudo pronto para este importante momento de debate do conhecimento e convidamos toda a comunidade escolar e local, além de todos os que fazem a 11ª Crede/Seduc, para estarem conosco nesta culminância do saber. Até a página da Seduc deu destaque a nossa Exposição Ciêntífca, certamente por compreender as contribuições que esta comunidade vem oferecendo e as conquistas realizadas nos últimos anos. Acesse o sítio da Seduc e veja a matéria na íntegra.

http://portal.seduc.ce.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1769:escola-joaquim-de-figueiredo-realiza-exposicao-de-ciencias&catid=14:lista-de-noticias&Itemid=76

MILSET 2010


O projeto Educação nas Ondas do Rádio, desenvolvido pela Escola de Ensino Fundamental e Médio Deputado Joaquim Figueiredo Correia, conquistou o 3º lugar na categoria Ciências Humanas, subcategoria Educação, durante a 5ª Feira Internacional de Ciências - Expo-Sciences Latin America - EXPO ESI AMLAT, promovida pelo Movimento Internacional para o Lazer na Ciência e na Tecnologia (Mouvement Internacional Derrama Le Loisir Scientifique et Técnica – MILSET). A experiência foi apresentada pelos alunos Thais Souza Lôbo e Atilla Negreiros Maia, em São Luís-MA, entre os últimos dias 09 e 14 de agosto. Os estudantes foram acompanhados pelo professor e orientador, Cosme Roque. O trabalho foi ainda classificado como o 6º melhor do evento.
O Projeto teve inicio em 2005 com um programa semanal na rádio FM local Palavra Jovem e um quadro dentro do programa, destinado a trabalhar as dificuldades dos usuários da língua portuguesa e superar o desafio do ensino aprendizagem da disciplina na escola. Participou de diversos eventos científicos e, em 2009, durante a II Fecitec, ganhou a credencial para a Feira realizada no Maranhão.
A experiência também foi mostrada na 5ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro, em Brasília- DF, na Comissão de Educação, defendendo a criação de espaço nas rádios AM e FM para programas educativos das escolas públicas do Brasil com a aluna Jéssica Ferreira.

Conforme a dirigente da 11ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação(Crede) de Jaguaribe, Elizabete Araújo, esta é mais uma ação realizada nas escolas da região e apoiada pelo Governo do Estado, através da Seduc. A efetiva participação em eventos científicos nacionais e internacionais é uma forma de valorização do professor e incentivo à investigação cientifica, possibilitando aos alunos a inserção no universo do conhecimento produzido no berço da escola pública cearense. “Somente neste projeto, foi investido o valor de R$ 8.503,05” - frisou.










terça-feira, 24 de agosto de 2010

VISITA DA SUPERINTENDENCIA ESCOLAR

Nesta terça-feira, 24 de agosto recebemos a nossa superintendente escolar, Eliana Bezerra, bem como os demais técnicos e professores que a acompanharam nesta visita. Juntos analisamos os gráficos de acompanhamento por turma e disciplina, acompanhamento da infrequencia/abandono escolar, sige/censo; resultado do desempenho no ENEM 2009... acompanhamento dos projetos do LEI e LAB, Plano de Ação do SPAECE e dos espaços integrados. Muitas perguntas fez a nossa superintendencia e afirmou enviar os encaminhamentos da visita para os gestores. A superintendencia escolar tem colaraborado para fortalecer o desenvolvimento das ações de todos os espaços escolares.

sábado, 21 de agosto de 2010

II FASE - DESAFIO NACIONAL DE GEOGRAFIA - 2010

PELA SEGUNDA VEZ A ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA É SEDE REGIONAL DO DESAFIO NACIONAL DE GEOGRAFIA
IRACEMA, POTIRETAMA, PEREIRO E ALTO SANTO - FASE REGIONAL DO DESAFIO NACIONAL DE GEOGRAFIA
ESCOLAS DA REGIÃO SE ENCONTRAM NA ESCOLA
FIGUEIREDO CORREIA
PARA II FASE DO DESAFIO NACIONAL DE GEOGRAFIA
PROFESSORES LEI - COSME ROQUE E JOÃO BATISTA
APLICARAM AS PROVAS
INTEGRAÇÃO E ENVOLVIMENTO EM BUSCA DA MELHORIA DO
DESEMPENHO ACADÊMICOS DOS ALUNOS

NOSSA ESCOLA SE ESFORÇOU AO MÁXIMO PARA RECEBEM BEM OS NOSSOS ALUNOS E COLEGAS PROFESSORES

A Comunidade Figueiredo Correia recebeu hoje alunos e professores dos municípios de Iracema, Pereiro, Potiretama e Alto Santo para realização da II Fase do Desafio Nacional de Geografia. Fizemos um grande esforço para receber da melhor forma possível nossos alunos e professores desta região, no sentido garantir o sucesso da prova e a satisfação dos nossos alunos e dos visitantes. Nosso empenho começou bem antes da apliação da prova, quando exigimos dos coordenadores do evento que nossa Escola fosse sede regional, uma vez que não fora escolhida nenuma das Escolas da região para esta tarefa e teríamos que nos deslocar para Fortaleza, cidade mais próxima. Vejam as fotos e comprovem o envolvimento e compromisso de todos com a melhoria do desempenho acadêmicos dos nossos alunos.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

COMEMORAÇÕES NO DIA DO ESTUDANTE

DIA 11 DE AGOSTO: NOSSA DIRETORA
FEZ A ABERTURA DE UMA TARDE MEMORÁVEL

DIVULGAÇÃO E PREMIAÇÃO DOS ALUNOS NOTA 10
DA 1ª SÉRIE A MÉDIO E 9º ANO FUNDAMENTAL
RECONHECIMENTO AOS ALUNOS QUE
CONQUISTARAM COMPUTADORES NO SPAECE 2009
(Crislene Bezerra, Maryane Diógenes e Atilla Negreiros)
DIVULGAÇÃO DOS ALUNOS NOTA 10 E PREMIAÇÃO
GRUPO DE PERCUSSÃO COM ALUNOS DA ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA ANIMOU A TARDE DO DIA DO ESTUDANTE
MÚSICA, BRINCADEIRAS E DIVERSÃO NO DIA DO ESTUDANTE
NA ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA
A tarde do dia 11 de agosto foi memorável, não somente pelas reflexões feitas em uma data tão especial, mas certamente pelas conquistas que nossos educandos realizaram ao final de 2009 e primeiro semestre de 2010. Nossa Diretora abriu o Evento e solicitou a todos os alunos para que seguissem o exemplo dos alunos que conquistaram computadores no SPAECE 2009, que melhoraram seu desempenho acadêmico de acordo com o Projeto Aluno Nota 10 no II Bimestre e que participem dos projetos desenvolvidos pela Escola. Afirmou que esse ano tem SPAECE e que ainda é tempo de trabalharmos e superarmos as dificuldades. A Diretora, professora Norma Holanda, convidou todos para execução do hino da nossa Escola, após esse momento socializou com a comunidade os informes sobre nossa participação na Milset 2010 (The International Movement for Leisure Activities in Science and Technology) com o Projeto Educação nas Ondas do Rádio, as expectativas para Excefic 2010 e nossa conquista com o grupo de percussão na qual a maior parte dos integrantes pertence a Escola Figueiredo Correia. O Evento contou ainda com poesias, redações, paródias e reconhecimento aos alunos Crislene Bezerra Lima, Atilla Negreiros Maia e Maryane Diógenes de Oliveira, por estarem no nível satisfatório em português e matemática, de acordo com o SPAECE 2009 e a todos os alunos que fazem parte do painel do Projeto Aluno Nota 10 no II Bimestre. Vejam as fotos e compartilhem conosco a alegria desta data.

RECITAL DE POESIAS: JOAQUIM NABUCO

O NOSSO RECITAL DE POESIAS HOMENAGEOU
JOAQUIM NABUCO
ALUNOS DE TODOS OS TURNOS PARTICIPARAM
DO EVENTO LITERÁRIO
JURADOS SELECIONARAM OS MELHORES TRABALHOS
CAMISETAS E PREMIAÇÃO PARA OS MELHORES TRABALHOS
PARABÉNS A TODOS OS PARTICIPANTES DESSE BELO MOMENTO DE EXALTAÇÃO A LITERATURA BRASILEIRA
"Há máquinas de felicidade dispendiosas, que funcionam com enorme desperdício, e há outras económicas, que, com as migalhas da sorte, criam alegria para uma existência inteira"Joaquim Nabuco
Contamos ainda no dia 11 de agosto com um belíssimo Recital de Poesias, tendo como homenageado o Poeta Pernambucano Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo ou simplesmente Joaquim Nabuco, organizado pelo Centro de Multimeios da nossa Escola. As professoras Luzia Bezerra, regente do multimeios, e as professoras Maria das Lágrimas e Vera Magalhães, se esforçaram ao máximo para que o evento tivesse o brilho de uma tarde em homenagem ao dia dos estudantes e conseguiram. Poesias, paródias, redações, reflexões e canções embalaram essa tarde e ficou a certeza de que nosso Recital de Poesias deve sempre acontecer nesta ocasião. Todos os participantes foram agraciados com camisetas, além de ter sido ofertada premiação para os melhores trabalhos literários. Parabéns a todos que se envolveram na realização desse belo momento, especialmente aos profissionais do nosso Centro de Multimeios.