quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ATENÇÃO ALUNOS! AS PROVAS DO SPAECE JÁ TEM DATA. VAMOS FAZER OS SIMULADOS

Atenção alunos e professores,


É preciso se preparar para a prova do SPAECE que acontecerá em novembro e mais que isso temos que estudar muito para ter futuro legal. Lembre-se da frase do poeta Geraldo Vandré: Quem sabe faz a hora não espera acontecer... Não temos que esperar, façamos acontecer já! Acesse os links abaixo e faça os simulados de língua portuguesa e matemática e vejam as datas das provas:


SPAECE  2001:


28/11 - 9º Ano do Ensino Fundamental
29/11 - 1ª Séries do Ensino Médio 
30/11 - 2ª Séries do Ensino Médio
01/12 - 3ª Séries do Ensino Médio 


PROVA BRASIL:


9º Ano do Ensino Fundamental - acontecerá entre os dias 07 e 18 de outubro 



http://patronatosagradafamilia.blogspot.com/search/label/SPAECE

Simulados Spaece




terça-feira, 30 de agosto de 2011

LER É O MAIOR BARATO: POR QUE NÃO COMEÇAR COM OS PARADIDÁTICOS DO III PERÍODO/BIMESTRE

Ler é o maior barato! Você faz viagens fantásticas, visita lugares inimagináveis e experimenta sensações incríveis. Quem curte ler aprofunda seus conhecimentos, realiza aprendizagens significativas e é certamente uma pessoa mais consciente de seus direitos e deveres. Estamos convidando vocês a  embarcarem nessa viagem, defenderem essa ideia e curtirem esse barato. Vamos ler os paradidáticos do III Período, preparar-se melhor e construir um futuro melhor para todos a partir de agora. Lembre-se da frase do grande poeta Geraldo Vandré: ...Quem sabe faz a hora, não espera acontecer. Quem não conseguir livros emprestados nas bibliotecas públicas e ainda não estiver disposto a comprar para montar sua biblioteca, pode baixar as obras literárias através do domínio público no site  http://livroseafins.com/download-baixar-livros-gratis/. Click nas figuras, amplie e conheça os paradidáticos escolhidos pelos professores para este período/bimestre.



segunda-feira, 29 de agosto de 2011

VII EXCEFIC É UM SUCESSO!




Saudações Comunidade Figueiredo Correia! 


A VII Exposição de Ciências e Cultura da Escola Figueiredo Correia - EXCEFIC, realizada no dia 26/08/11 rigorosamente como estava previsto em nosso calendário escolar,  foi um verdadeiro sucesso e não foram poucos os que afirmaram que esta foi a melhor Feira de Ciências já realizada por esta Instituição de Ensino. Parabéns a todos os que se envolveram e contribuíram para com o sucesso deste evento e congratulações especiais aos professores e alunos que apresentaram projetos científicos e trabalhos de aprendizagem na VII EXCEFIC. Veja algumas fotos nos slides acima e abaixo e quem quiser detalhes e mais registros fotográficos acesse o orkut da escola ou o facebook. Abaixo o resultado dos projetos selecionados para a Feira Regional de Ciências e Cultura, inclusive da Extensão de Ensino:


Ciências Humanas e suas Tecnologias:
1º Lugar - Bullying e Cyberbullying em Iracema!? (Delete essa Ideia)
Professora Helena Lopes


Ciências Ambientais:
1º Lugar - O Mundo é Nossa Responsabilidade
Professor Jorge Nogueira


Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias:
1º Lugar - Um estudo sobre a influenza (Conscientização e uso preventivo da Malpighia emarginata)
Professor Douglas Moraes


Linguagens e Códigos e suas Tecnologias:
1º Lugar - Tocando a Nota (Musicalizando a Escola)
Maestro Roberto 


Robótica Educacional
1º Lugar - A Inclusão da Robótica Educacional na Aprendizagem Escolar.
Professor Elano César 


Projetos da Extensão de Ensino
1º Lugar - Bastiões: Comunidade Remanescente de Quilombo!? - (Ser ou Não Ser, Eis a Questão) Ciências Humanas
Professora Catiana Moraes


2º Lugar - Qualidade da água dos mananciais e problemas ambientais do Distrito de Bastiões - Ciências Ambientais
Professor Manoel Acrísio




sexta-feira, 26 de agosto de 2011

EITA ESCOLA ARRETADA! SOMOS MAIS UMA VEZ DESTAQUE NO SITE DA SEDUC. VEJA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA


EEFM Dep. Joaquim de Figueiredo Correia é finalista do 7º Concurso Causos do ECA


concurso_ECA
A Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Deputado Joaquim de Figueiredo Correia é finalista do 7º Concurso Causos do ECA com o causo "A história de Marquinhos" na categoria ECA atrás das câmeras. As autoras do curta foram as alunas Taís Maia e Elinária Carvalho.


Promovido anualmente pelo Portal Pró-Menino, o Causos do ECA reúne histórias reais de crianças ou adolescentes que tiveram suas vidas transformadas por meio da garantia de seus direitos. São histórias sobre falta de vagas nas escolas, racismo, situações de abandono, negligência dos pais, falta de cuidados médicos especiais, ou qualquer tipo de violação aos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).



Com o tema “Histórias que tecem a rede”, a edição desse ano tem como foco divulgar os avanços na construção e efetivação de redes de garantia dos direitos da criança e do adolescente pelo país, que atuam na promoção e garantia dos direitos infantojuvenis.


Duas das melhores histórias serão escolhidas por meio de votação online aberta ao público em geral durante o mês de outubro. Essas e as outras vencedoras serão premiadas em evento a ser realizado no mês de novembro em São Paulo.

Veja a lista de todos os finalistas do concurso.


Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação
imprensa@seduc.ce.gov.br / (85) 3101.3972

terça-feira, 23 de agosto de 2011

OBA!, EBA!, VIVA! SOMOS FINALISTAS SIM SENHOR! AGORA FALTA MUITO POUCO


A história de Marquinhos, causo da Escola Figueiredo Correia Semifinalista na categoria Eca atrás das câmeras, é agora finalista desse importante concurso. Agora falta muito pouco e aumentaram nossas chances de conquistar uma das três posições no 7º Concurso Causos do ECA. Antecipadamente parabenizamos a Escola Figueiredo Correia, especialmente as alunas Tais Maia, Elinária Carvalho e o Coordenador Marcos Lima, que produziram com tanta autenticidade, criatividade e simplicidade esse curta. Veja a relação dos finalistas na figura abaixo ou acesse o resultado diretamente no seguinte site:


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ESCOLA FIGUEIREDO É DESTAQUE NO SITE DA SEDUC - VEJA A MATÉRIA NA INTEGRA


Cearenses são selecionados para o Parlamento Jovem Brasileiro 2011


Os alunos da rede estadual Daniel Paiva de Macedo Júnior, Ana Carla Holanda Dias e  Francisca Edimara Silva estão entre os 77 estudantes de Ensino Médio selecionados para a 8ª Edição do Parlamento Jovem Brasileiro.  De 26 a 30 de setembro, eles terão a oportunidade de experimentar o dia a dia dos deputados federais e a vivência do processo democrático, em Brasília.

Durante os cinco dias da legislatura, o trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá, na medida do possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados. As alunas, Francisca Edimara e Ana Carla consideram muito importante a conquista. As duas são alunas da Escola de Ensino Fundamental e Médio Deputado Joaquim de Figueiredo Correia, no município de Iracema e o estudante é da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Amélia Figueiredo de Lavor, em Iguatu.

Confira o que elas falam sobre esse momento e a defesa de seus projetos:                      

Francisca Edmara Silva – 18 anos, aluna da 2ª série 
EDMARA
Seu projeto de Lei propõe alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)  no que trata do abono de faltas dos trabalhadores.

“Este é um momento único para mim, pois sei que estar na Capital Federal representando os cearenses não é todo dia que acontece. Esperei muito por esta oportunidade e com certeza farei o meu melhor para que o nosso projeto seja aprovado. 

Entendo que além do meu esforço pessoal para participar deste concurso, conto também com apoio dos gestores escola pública, onde estudo que estimulam demais nossa participação. Sei que não foi fácil essa conquista, mas eu comecei a acreditar que seria Deputada Jovem desde que me matriculei no ensino médio. O meu sonho de representar pessoas e categorias está se realizando e acredito que conseguiremos conquistar mais espaços dentro da escola pública que estudamos.”

Ana_Carla
Ana Carla Holanda Dias – 16 anos, aluna da 3ª série.
Projeto que Modifica a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que “dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente”, estabelecendo limites ao funcionamento de casas de jogos de computadores.

“O principal motivo pelo qual desejei participar do Parlamento Jovem Brasileiro foi a vontade de participar desde cedo da democracia nacional e conhecer onde e como os interesses do povo brasileiro são discutidos e vi no Parlamento Jovem uma oportunidade de realizar meu sonho.  

Feliz por ter sido selecionada, agora espero para expor meu Projeto de Lei que trata da regulamentação das lan houses e da melhor organização delas, tendo em vista que crianças e adolescente a utilizam de forma indiscriminada. Todos têm livre acesso a conteúdos impróprios para sua idade, e às vezes, até no horário das aulas. 

Esse momento de realização só está sendo possível pelo empenho pessoal de cada aluno que se dedicou bastante em criar seus projetos e também na difícil tarefa dos gestores em incentivar e cobrar a participação.”


Daniel Paiva de Macedo Júnior - 3º Ano de Informática
Projeto de Lei: Dispõe sobre a implementação de Núcleos Escolares de Comunicação na rede pública educacional. O projeto institui a aplicação de Núcleos Escolares de Comunicação – NEC em todas as escolas públicas desta nação. O NEC é um Organismo Colegiado que tem por finalidade possibilitar aos educandos da rede pública, a vivência na produção dos meios de comunicação e a geração de espaços à participação social e de aprimoramento da visão crítica.

“É uma oportunidade para que os jovens cidadãos brasileiros simulem durante uma semana, a jornada de trabalho dos deputados federais, através de discussões e aprovações dos projetos criados. É um momento de grande aprendizagem, pois mostra que todos nós alunos de escolas públicas podemos fazer o melhor pelo nosso país, apresentando propostas que venham a ser implementadas para o desenvolvimento intelectual e cultural dos alunos.”

Veja os Projetos e os Parlamentares Jovens de 2011

sábado, 20 de agosto de 2011

CONVITE VII EXCEFIC

Os Gestores da Escola Deputado Joaquim, representando esta Comunidade Escolar, vem convidar toda a população iracemense, em especial as comunidades escolares das redes estaduais e municipais, bem como os municípios da nossa Regional, além dos técnicos da 11ª Crede - Jaguaribe e Seduc, para prestigiarem a nossa VII Exposição de Ciências e Cultura da Escola Figueiredo Correia - EXCEFIC, que acontecerá nesta sexta-feira, dia 26 de agosto, de acordo com programação descrita no convite abaixo. Click na figura/convite, amplie e veja os detalhes desse importante evento científico e cultural de uma Instituição de Ensino que Educa com Responsabilidade há 25 anos. 

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Extra, Extra! A História de Marquinhos: Causo da Escola Figueiredo Correia, é semifinalista do 7º Concurso Causos do ECA



7º Concurso Causos do ECA divulga lista com semifinalistas


A Escola Deputado Joaquim comemora mais uma conquista: o seu causo na categoria vídeo foi escolhido e é semifinalista da 7ª edição do Concurso Causos do ECA. Segundo os organizadores, "foi bastante difícil proceder a escolha, já que o concurso recebeu ótimas histórias e com temas e discussões de grande importância para a garantia dos direitos infantojuvenis. No total, foram selecionadas 46 histórias das mais de 1160 inscritas. Entre as histórias classificadas, 38 estão no formato texto e 8 em vídeo. As histórias em texto estão dividas nas três categorias do concurso: 15 da categoria ECA como instrumento de Transformação, 15 da categoria ECA na Escola e 8 da categoria Empregados Telefônica." Grandes são as nossas chances de conquistar um dos três lugares desse importante  concurso que objetiva refletir sobre histórias que tecem a rede de proteção as crianças e adolescentes e as alunas Tais Maia e Elinária Carvalho e o coordenador escolar Marcos Lima, produtores do curta, esperam ansiosos pelo resultado final. Click na Figura abaixo, amplie e conheça os semifinalistas na categoria Eca atras das câmeras:


FASE ESCOLAR: OBMEP ACONTECE EM CLIMA DE TRANQUILIDADE NA ESCOLA DEPUTADO JOAQUIM

A VII Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2011 acontece em clima de tranquilidade e com frequência superior ao esperado na Escola Deputado Joaquim. Os Gestores, professores temporários e Técnicos da 11ª Crede, deram grande contribuição para o sucesso de mais esse Evento Escolar e os alunos compareceram em massa a esta avaliação da aprendizagem. A Escola Deputado Joaquim seguiu as recomendações da 11ª Crede quanto a aplicação dos instrumentais e cumpriu as orientações da Coordenação Geral da VII OBMEP.  Ao mesmo tempo em que agradecemos o empenho de todos, reafirmamos o nosso compromisso com a melhoria da qualidade de ensino prestada aos nossos educandos. Prosseguimos em nossa caminhada buscando estratégias para  continuar Educando com Responsabilidade. Click nas imagens, ampliem e comprovem nossas afirmações.

9º  ANO REFLETINDO A PROVA ROSA DA OBMEP

ALUNOS DO ENS. FUNDAMENTAL FIZERAM A PROVA DE NÍVEL 02

2ª B - EXERCITAR O RACIOCÍNIO É PRECISO

2ª A - REALIZA A VII OBMEP - FASE ESCOLAR

1ª A - MANHÃ

1ª A - RECONHECE A IMPORTÂNCIA DA OBMEP

1ª B - COMPARECEU A I FASE DA OBMEP

3ª B - MATEMÁTICA É FUNDAMENTAL

3ª B - TARDE

3ª A - OS MELHORES SERÃO SELECIONADOS PARA II FASE DA OBMEP

PROFESSORES, GESTORES E TÉCNICOS DA CREDE COLABORARAM NA APLICAÇÃO DA VII OBMEP 

1ª D - FREQUENCIA SUPERIOR A 90% 

ALUNOS DA 1ª D COMPREENDEM A IMPORTÂNCIA DE VERIFICAR O CONHECIMENTO MATEMÁTICO

PENSAR É UM BOM EXERCÍCIO

AS ALUNOS LERAM AS ORIENTAÇÕES E SEGUIRAM OS PRAZOS E RECOMENDAÇÕES

terça-feira, 16 de agosto de 2011

VII EXCEFIC: PROFESSORES E GESTORES PLANEJAM NOSSA FEIRA DE CIÊNCIAS

PROFESSORES REFLETIRAM OS PROJETOS PARA EXCEFIC 2011

BOAS SÃO AS PERSPECTIVAS PARA A VII EXPOSIÇÃO DE CIÊNCIAS E CULTURA DA ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA 

EDUCADORES COMPROMETIDOS APOSTAM NO SUCESSO DO EVENTO
Os professores da Escola Figueiredo Correia se reuniram hoje, as 19:00 horas, na sala de projeções da nossa Instituição, objetivando traçar os últimos detalhes para a realização da nossa VII Exposição de Ciências  e Cultura da Escola Figueiredo Correia. Foi um encontro pra la de importante e as expectativas para o sucesso desse importante evento são as melhores, mesmo diante do quadro colocado. Vamos realizar a VII Excefic na data programada, selecionar os projetos para a Feira Regional e continuar a nossa caminhada como sempre fizemos.

Agenda:
Boas vindas com o Slide Caminhada
Leitura do Edital da III Feira Regional de Ciências e Cultura 2010
Exibição da Logomarca da Feira, Camisetas e Tema gerador 
Leitura dos Projetos Selecionados na Feira Estadual de 2010 e reflexão sobre a relevância dos mesmos
Leitura do histórico dos projetos apresentados na EXCEFIC desde 2008
Relação dos Projetos inscritos para VII Exposição de Ciências e Cultura da Escola Figueiredo Correia - EXCEFIC
Entrega de Fichas de Inscrição para novos projetos
Registro de Sugestões dos professores
Encerramento com vídeo da Feira Escolar de 2010 e Lanche

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ALUNOS DA 3ª SÉRIE RECEBEM FASCÍCULOS DO ENEM E ORIENTAÇÕES!

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO VIABILIZA INSTRUMENTOS IMPRESSOS E ON LINE PARA QUE OS ALUNOS COMPREENDAM MELHOR O NOVO ENEM

ESTUDANTES DEVEM ACESSAR O ALUNO ON-LINE, BUSCAR LINKS QUE IRÃO DIRECIONÁ-LOS PARA O SITE QUE TRAZEM REFLEXÕES SOBRE O NOVO ENEM

NOVO ENEM TEM NOVO INSTRUMENTO DE DEBATE ENTRE OS ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA

O ENEM É A PORTA DE ENTRADA PARA UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS

MAIS DE 80% DOS ESTUDANTES DA 3ª SÉRIE DA NOSSA ESCOLA FIZERAM INSCRIÇÃO NO ENEM 2011.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

MOMENTO CIDADÃO ESPECIAL: VERDADEIRA AULA DE CIDADANIA

ANÚNCIO DOS ALUNOS NOTA 10 E LEITORES DESTAQUES DO II PERÍODO

NOSSOS ALUNOS NAS ARQUIBANCADAS DA NOSSA QUADRA DE ESPORTE REFLETINDO SOBRE O QUE É SER ESTUDANTE

PREMIAÇÃO DO ALUNO NOTA 10

PREMIAÇÃO AOS LEITORES DESTAQUES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

ENTREGA DO JORNAL COLEGIAL NEWS: EDIÇÃO ESPECIAL DO ESTUDANTE

NOSSA ESCOLA FOI PALCO HOJE DE BONITAS HOMENAGENS E REFLEXÕES SOBRE O DIA DO ESTUDANTES
O Momento Cidadão de Hoje, 11/08, foi para lá de Especial, pois ele foi dedicado principalmente aos nossos Estudantes. Essa data tão importante não poderia passar por despercebida e tivemos uma verdadeira aula de cidadania, com reflexões da nossa Diretora, professora Norma Holanda, sobre o que significa ser estudante e qual o nosso papel nesta sociedade. A agenda em comemoração ao dia do Estudante foi intensa e contou com exames de glicemia, oficinas do SPAECE para a 1ª A, Anuncio e premiação dos alunos Nota 10 e Leitores Destaques do II Período, homenagem, execução do hino do estudante (Coração de Estudante), entrega da II Edição do Jornal Colegial News, além de sorteio de senhas para a Festa de Limão com Mel no Forró no Campo. O momento também foi dedicado para o anúncio de mais uma vitória da Comunidade Figueiredo Correia, quando conquistamos duas das três cadeiras da VIII Sessão do Parlamento Jovem Brasileiro. Foi muito prazeroso ver nossos alunos comparecendo em massa a nossa Escola nesta data, comprovando que eles querem estudar e que tem compromisso com sua vida Escolar. Vejam as fotos e comprovem nossas afirmações! 

Exame de Glicemia - Parte dos eventos de comemoração ao dia do Estudante

Realização dos Exames
Enfermeira Flavineide realizou os exames e deu orientações
Parceria essencial ao desenvolvimento humano
Profissionais do Posto de Saúde Joaquim Nogueira Desenvolvendo a Saúde Preventiva
Nosso corpo transforma alguns dos carboidratos que comemos em glicose e a glicemia é o nível de glicose presente em nosso sangue. Ou seja, quando comemos muito, nossa glicemia aumenta, ao passo que quando comemos pouco, a mantemos baixa. A glicemia (do grego γλεῦκος, mosto, por extensão doce) é a concentração de glicose no sangue ou mais precisamente no plasmaMede-se a glicemia através da confirmação dos sinais e sintomas clássicos da glicemia em jejum (exame de sangue onde são verificadas as taxas de glicose no sangue) e do teste padronizado de tolerância à glicose (TTG).
Fonte: Wikipedia
Os alunos da Escola Figueiredo Correia receberam na manhã de hoje, 11/08/11, a visita da Enfermeira Flavineide da Secretaria Municipal de Saúde e que é também a enfermeira chefe do PSF da área de abrangência da nossa Escola (Posto de Saúde Joaquim Nogueira), no sentido de realizar exames de glicemia nos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª A do Ensino Médio. Esta ação fez parte das comemorações do dia do estudantes. Os discentes receberam comunicado/autorização para levarem aos pais, informando sobre a importância precoce do diagnóstico do diabetes, esclarecendo os procedimentos fundamentais para a fidelidade da análise e autorização para que a profissional procedesse o exame. Temos que louvar a iniciativa dessa profissional que busca estreitar mais ainda os laços entre Educação e Saúde. A enfermeira Flavineide deu orientações para os alunos que apresentaram a taxa de glicemia superior a 100. Parabenizamos o profissionalismo e a paciência destas profissionais da saúde que muito contribuíram com está ação preventiva.